terça-feira, 22 de outubro de 2013

Organizações Não Governamentais (ONG's)

São organizações sem fins lucrativos e tem como missão resolver algum problema da sociedade, como econômico, racial, ambiental ou até mesmo, reivindicação dos direitos e melhorias e fiscalização do poder público.

As organizações são particulares ou públicas e não têm como objetivo o lucro, mas se houver geração de lucros, deve ser destinados para o fim que se dedica a organização, ou seja, para o aprimorar a ONG.

A partir da década de 90, surgiram as principais não governamentais no Brasil, como o Instituto Ethos (1998) e a Rede de ONG's da Mata Atlântica (1992).

Fundação SOS Mata Atlântica: criada em 1986, para defender o que sobra ainda da Mata Atlântica, gerando conhecimento e oferecendo capacitação para as pessoas. Foi fundada por Roberto Luiz Leme Klabin.




Instituição Ethos: criada em 1998, com a missão de mobilizar, sensibilizar, ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável.




terça-feira, 8 de outubro de 2013

Papel das Organizações

As organizações atendem necessidades da sociedade- dada a complexidade que circunda a vida das pessoas, principalmente daquelas que habitam as grandes cidades, é inquestionável o papel desempenhado pelas instituições sociais sob vários aspectos, seja na saúde, educação, transporte, geração de empregos, lazer, dentre outros serviços que as mesmas prestam. 

Uma empresa forçosamente criada em uma sociedade especifica e tem sede em um território politicamente organizado (ou seja, uma nação).  Sua atividade é regulada pelas leis da nação em que foi criada. Se ela precisa ou deseja agir também a partir de outras nações, a empresa precisa ter presença nelas através de filial ou subsidiária, que passa a ser regida também pelas leis da nação em que foi estabelecida.






terça-feira, 1 de outubro de 2013

Introdução

Objetivos: São resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão. O lucro não pode ser o objetivo de uma empresa, é apenas um dos componentes para que a ela atinja suas expectativas. 


Organização: É a função responsável por agrupar as atividades necessárias e atingir os objetivos de uma empresa. Para uma empresa ser bem sucedida, é preciso saber trabalhar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. 


Empresa: É uma unidade econômica de produção. Existem empresas privadas, públicas e de economia mista e é composta por elementos humanos, materiais e técnicos. 


    Beijos.